Patrocinado

Como Funciona Bonificação de Ações

Todo acionista sempre espera em algum momento receber bonificação pelas ações que possui. A bonificação é proveniente do aumento de capital de uma empresa mediante a incorporação de reservas. A bonificação é caracterizada pela distribuição gratuita de novas ações aos acionistas da empresa. O recebimento é proporcional ao número de ações que cada acionista possui.

É possível também que a bonificação aconteça monetariamente, ou seja, em dinheiro. O valor da bonificação refere-se à reservas até então não incorporadas pela empresa.Esta distribuição se assemelha aos dividendos.

Como Funciona Bonificação de Ações e como saber a respeito?

Normalmente o acionista recebe um comunicado da empresa explicando sobre a bonificação que irá ocorrer. A BMF Bovespa também disponibiliza essa informações em seu site. Você deve encontrar a área no site da bovespa que contem as informações da empresa que deseja saber. Então procure em Eventos Corporativos/Proventos em Ações

bonificações em ações
Onde encontrar informações de Bonificação no site da BM&F Bovespa

Para saber o valor a receber aplique o percentual sobre a quantidade de ações que possui. No caso da Itausa abaixo supondo que você tenha 1000 ações, para a bonificação de 10% receberá 100 ações.

como funciona a bonificação de ações
Percentual de bonificação Itausa quanto receber?

O valor da bonificação em ações de acordo com a figura acima é 10% das ações que possui. Quem tem direito? O acionista que tiver comprado a Itausa até o fechamento do pregão do dia 20 de abril de 2016. As ações estarão disponíveis para o acionista em 06/05/2016.

Após a bonificação em ações o valor muda?

Sim, é necessário ajustar os valores. Imagine que você tenha 1000 ações a R$ 8,30. Para que não exista diferença de valores de um dia para o outro, após a bonificação você terá 1100 ações a R$ 7,55.

A CBLC, Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia irá creditar as novas ações na sua conta no prazo de D+3. Casos queira negociar as novas ações antes do prazo da CBLC é necessário contactar a mesa de operações de sua corretora.

As bonificações em ações são uma boa forma de aumentar seu patrimônio e obter lucro com renda variável, embora também existam muitos riscos inerentes as operações de renda variável.