Qual a Melhor Opção de Escolha para Investimento IPCA ou IGPM

Qual a Melhor Opção Escolha para Investimento IPCA ou IGPM
IPCA ou IGPM qual melhor investimento?
Patrocinado

Qual a Melhor Opção para Investimento IPCA ou IGPM

Com a Selic em queda começaram a aparecer novas opções de investimento atreladas ao IPCA e IGPM. Então são muitas as dúvidas na hora de escolher qual deles é a melhor opção.

O IGP-M significa Índice Geral de Preços de Mercado. Diferentemente do IPCA, busca medir a inflação em todos os níveis de renda. Ele é composto por três outros índices, o IPA (Índice de Preços no Atacado e, posteriormente, Índice de Preços ao Produtor Amplo), o IPC (Índice de Preços Consumidor) e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

O IPCA

O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil, significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O objetivo deste índice é medir a inflação das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos de algumas regiões metropolitanas.

O IPCA, por ser um índice calculado pelo IBGE é o número oficial da inflação no Brasil. É objeto de maquiagem e alteração. Visando esconder a inflação real, especialmente em momentos em que ela sobe bastante. Já o IGPM na prática deveria ser mais confiável e isento. É calculado por uma universidade conceituada, que é a FGV, e possui um longo histórico (é calculado desde 1989). Por essa confiança do mercado o IGPM é popularmente conhecido como a “inflação do aluguel”.

IGPM

O IGPM sofre muito mais volatilidade, enquanto o IPCA é mais constante. Ambos sempre seguem a mesma tendência. Vamos avaliar alguns dados obtidos com uma série histórica.

Importante observar que se há alguma maquiagem no cálculo do IPCA, ela é bem sutil, pois ao longo dos anos ambos os índices se movem de forma semelhante. Apesar da maior intensidade do IGPM.

O título atrelado ao IPCA normalmente paga um prêmio a menos. Então investigando a questão a conclusão é que ele tende a render mais que o IGPM? A resposta é não. Um título atrelado ao IGPM tende a render mais ao longo do tempo. Apesar de sofrer uma volatilidade bem maior, numa amostra de 22 anos rendeu 39% mais que algo atrelado ao IPCA.

Se podemos dar mais uma dica é, apenas aceite um título atrelado ao IPCA se este oferecer um prêmio de 1,5% ao ano a mais que o mesmo título atrelado ao IGPM. Pois esta é a diferença entre as suas médias históricas. E pode Facilmente ser constatado através de gráficos.