Transforme seu Negócio em Franquia

Transforme seu Negócio em Franquia Multiplique Alcance
Transforme seu Negócio em Franquia Multiplique Alcance
Patrocinado

Sua Empresa Pode se Multiplicar

Muitas são as razões para querer transformar seu negócio em uma franquia. Sua empresa é bem sucedida e alguém lhe aborda questionando sobre franquias. Você quer multiplicar sua empresa e espalhar seu conhecimento o mais longe possível.

O franchising é uma forma de aumentar um negócio que possa ser replicado facilmente. No entanto, é um processo de expansão difícil. É preciso estabelecer todos os procedimentos do dia a dia da operação e registrá-los em manuais.

Próximo passo é contratar uma assessoria jurídica para elaborar os contratos e a Circular de Oferta de Franquia. Feito isso, é necessário estruturar a equipe que irá dar apoio ao franqueado e determinar os canais para divulgar a marca aos candidatos. O investimento para a empreitada também é alto.

Transforme seu Negócio em Franquia Multiplique Alcance

Antes de qualquer coisa verifique a procura pelo seu tipo de negócio e as reais possibilidades de crescimento. Seu negócio oferece algo que é altamente demandado pelo mercado? Existem muitas ou poucas empresas que fazem o mesmo que a sua? Existem empresas que não dão conta da procura por aquilo que vendem?

Assessoria Especializada

É necessário cercar-se de profissionais confiáveis. Como franquia precisa dispor de documentos específicos e claros. É preciso elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. Também é necessário ter a marca registrada. Verifique os custos legais de aderir ao franchising e procure advogados que já tenham essa experiência no mercado.

Solicite a mentoria de quem já passou por isso. Procure grupos de empreendedores de franquias e participe de eventos. Veja opiniões diferentes e problemas de franqueados em outras franquias.

No perfil dos franqueados, não basta escolher aquele que tem interesse na marca e o dinheiro necessário para o investimento inicial. Esse parceiro precisa ser cuidadosamente escolhido. Nem todas as pessoas que gostam de make up serão bom franqueados de cosméticos. Por isso, é necessário avaliar todas as características que serão exigidas dos candidatos, incluindo experiência e competências, e estruturar um processo seletivo.

Perceba que sua franquia tem que ser lucrativa para ambos, franqueado e franqueador. Entenda também que seu franqueado não é seu funcionário. Muitas franquias estabelecem regras que colocam o franqueado em uma posição semelhante a de empregados. Determinando por exemplo até dos dias e horários que a empresa deve abrir. Isso certamente lhe causará muitos problemas futuros.

Faça um estudo detalhado de custo de todo o projeto para verificar as questões financeiras. Nada pior que parar um projeto por falta de dinheiro.

Caso não tenha recursos financeiros para o projeto, será necessário recorrer a financiamento. Outra alternativa é buscar um sócio que tenha interesse em investir o valor necessário no projeto. Lembre-se que o sócio terá os mesmo direitos sobre o franchising que você nas proporções devidas.