Oferta Pública da Snap Deve ser a Maior do Ano – Predadores Aguardam

Oferta Pública Inicial da Snap Será a Maior em Anos
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IPO da Snap Promete Facebook e Google Atentos

Quando Snapchat tornou-se popular em 2013, muitos pensaram que o aplicativo de mensagens desapareceria quase tão rapidamente quanto suas mensagens. Em vez disso, tornou-se uma das empresas de internet mais intrigante a surgir nos últimos anos.

Quando a Snap, a empresa-mãe da Snapchat, se tornar pública em uma expectativa de valorização entre 20 bilhões a 25 bilhões de dólares. A IPO está prevista para março, sua estreia no mercado será a mais observada desde a Alibaba, gigante chinesa do e-commerce.

A Snapchat tem cativado jovens no Ocidente com seu conteúdo rapidamente desaparecendo e características brincalhonas. Parece ter conectado com a juventude com mais sucesso do que os rivais antigos, como Facebook ou WhatsApp. Os usuários compartilham fotos e vídeos digitalmente aprimorados de si mesmos. Seja vomitando arco-íris e transformando seus rostos em máscaras de animais. Cerca de 41% dos norte-americanos de 18 a 34 anos usam o serviço de mensagens efêmeras todos os dias.

Os adultos mais velhos devem prestar atenção também. Snapchat está testando tecnologias novas, Entre elas a realidade aumentada (AR) e dispositivos wearable. Uma grande parte das pessoas que usaram o AR terão experimentado no Snapchat. Onde os usuários podem sobrepor imagens geradas por computador em fotos e vídeos (ver artigo).

Novos Produtos da Empresa

O prospecto de IPO da empresa deve descrever não uma empresa de internet ou de comunicação, mas uma “empresa de câmera”. Snapchat prosperou de acesso à câmera em cada smartphone, e agora ele quer vender hardware também. Seus óculos de sol novos, chamados Spectacles, vendem para $ 130 e permitem usuários gravar o vídeo de sua linha de vista exata. Eles chamaram a atenção de analistas, que ficam impressionados com a ambição dos óculos, a funcionalidade e o design limpo.

Uma avaliação pública que também servirá como um teste decisivo de se é possível prosperar na sombra de gigantes digitais como Facebook e Google. Snapchat tem uma perspectiva diferente. Facebook cria registros permanentes da vida dos usuários. Snapchat oferece impermanência libertadora. Na maioria dos sites de mídia social, as pessoas postam sobre suas conquistas para um círculo enorme de conhecidos. Os usuários Snapchat compartilham imagens de si com pequenos grupos de amigos.

A Snapchat
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A Snapchat começou em 2011 como Picaboo. Foi criada por três membros de uma fraternidade na Universidade de Stanford: Reggie Brown, Bobby Murphy e Evan Spiegel (agora executivo-chefe da Snap). O aplicativo, que mais tarde foi renomeado, não foi uma sensação da noite para o dia como o facebook em Harvard. Ficou praticamente desconhecido por algum tempo, até que as meninas do ensino médio descobriram e começaram a usar o aplicativo para enviar mensagens.

Spiegel (snapped) provou ser criativo na criação de novos recursos para o aplicativo Snapchat e em imaginar como ele pode evoluir. No início, era uma função de mensagens um para um para que as pessoas enviassem “snaps” de desaparecimento umas para as outras. Há três anos, Spiegel lançou uma função de transmissão de um para muitos, chamada de “histórias”, onde as pessoas podem juntar imagens e vídeos e compartilhá-los com todos os seus amigos ao mesmo tempo.

Em 2015 lançou “Discover”, onde os editores profissionais oferecem uma seleção de desaparecimento de artigos e vídeos adaptados para milenários. Esses recursos oferecem elementos de escassez e urgência que trazem as pessoas de volta repetidamente.

O Snapchat inovou de outras maneiras, também. Ele mostra aos usuários quantos snaps eles enviaram e receberam desde que se juntaram, e eles tentam manter essa pontuação alta. Ele inventou “streaks” que mantêm o controle de quantos dias consecutivos amigos enviaram mensagens para frente e para trás.

As lentes são outra característica distintiva. Quando as pessoas tiram selfies, elas podem optar por alterar a sua aparência, tornando-se um animal, mudando rostos com um amigo ou fazer outras coisas fantásticas com a tecnologia de reconhecimento facial do app. Snapchat tornou-se silenciosamente o produto de realidade aumentada mais usado no mundo, diz Ben Thompson da Stratechery, uma empresa de pesquisa, ao The Economist.

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Será necessário decidir qual abordagem deve ser tomada ao usar informações sobre os usuários para segmentar anúncios. Spiegel chamou a prática de “assustadora” no passado. No entanto, Snap pode precisar compartilhar mais dados sobre seus usuários. Spiegel indicou que pode estar disposto a fazê-lo.

A empresa começou a permitir a publicidade entre histórias de usuários e no meio de artigos de editores sobre Discover. As marcas também podem comprar lentes patrocinadas. Por exemplo, Taco Bell, uma cadeia de fast-food, pagou por uma lente que permitia aos usuários mudar suas caras em tacos. Essas promoções podem ser caras, em torno de 550 a 800 mil dólares para uma lente que está disponível em toda a América por um dia. A Snap insiste em manter algum controle criativo, e pode vetar projetos que pensa olhar muito como publicidade básica. Isso irritou algumas marcas no passado.

Snapchat está longe de ter o tipo de receitas publicitárias que o Google e Facebook tem. Esses dois obtém 58% da publicidade digital na América e no ano passado reivindicaram quase todo o crescimento do mercado. Uma das maiores agências de publicidade do mundo gastou 60 milhões de dólares no Snapchat em 2016. Em contrapartida 1 bilhão de dólares no Facebook.

A mesma agência espera gastar 170 milhões de dólares no Snapchat este ano. Snap poderia ter cerca de 1 bilhão de dólares de receita em 2017. Os anunciantes certamente congratulam-se com a perspectiva de ter uma alternativa ao duopólio Facebook-Google.

Mercado de Ações

No entanto, há perguntas sobre como a base de usuários do Snapchat pode se tornar, e se ela pode suportar a alta avaliação do mercado de ações que é falada. O aplicativo ainda tem que estabelecer forte apelo para usuários mais velhos, por exemplo. Nos mercados emergentes, custa mais usar muitos dados em smartphones, e o aplicativo de dados intensivos do Snapchat é menos usado.

Alguns acreditam que o Snapchat é um “player de nicho importante”, mas que nunca alcançará a escala do Facebook. Ele não precisa direcionar mais de um bilhão de usuários diários para ser uma empresa valiosa. Mas Spiegel precisará ter cuidado para não oversell o alcance potencial do aplicativo, como o Twitter fez quando foi público em 2013, prometendo atrair “a maior audiência no mundo”.

O Snap tem até agora se concentrado em mercados ocidentais, cujos usuários são mais valiosos para os anunciantes. Em contraste ao Facebook e Twitter, que enfatizam seu alcance global. Espera-se que ele aponte para o alto envolvimento do usuário com o Snapchat, ao invés do crescimento implacável de usuário, como os investidores devem observar. Isso exigirá uma mudança no pensamento para os investidores bolsistas, que foram treinados pelo Facebook, Twitter, LinkedIn e várias outras empresas de internet para a demanda de crescimento rápido de audiências.

Snap Predador ou presa

As margens de lucro da Snap em suas várias linhas de negócios também podem decepcionar. É improvável que sejam tão generosas quanto as do Google e do Facebook. Elas cumprem muitas de suas ordens de anúncios usando programas automatizados. Porque seus anúncios tendem mais frequentemente a ser projetado individualmente. Eles confiam em uma grande força de vendas humana. Vender também leva mais tempo, como acontece na televisão.

Spiegel também precisará provar sua capacidade de liderar. Muitos de seus impulsionadores o comparam ao falecido Steve Jobs por sua visão criativa e perfeccionista de produtos. Ele pode se assemelhar a Jobs em maneiras mais negativas, também. Ele é secreto e controla a informação com firmeza. Ninguém além de Spiegel, nem mesmo o conselho diretor e outros altos executivos, conhece todos os detalhes importantes da estratégia e dos planos futuros da empresa. Ele está fora do alcance da maioria dos funcionários. Circula entre os prédios da Snap em um Range Rover preto com um detalhe de segurança.

Alguns primeiros patrocinadores também expressam em particular a preocupação de que o grupo de talentos atrás dele não é tão experiente como eles gostariam. Supervisão de adultos virá de Michael Lynton, um executivo de entretenimento experiente.

Concorrência

A concorrência contra o Facebook e o Google (que possui o YouTube, um site de vídeos on-line, contra o qual o Snapchat competirá diretamente por dólares de anúncios) é improvável que desapareça. Facebook tentou comprar Snapchat por 3 bilhões de dólares em 2013. Desde então tem copiado muitos dos seus recursos populares. No verão passado Instagram, propriedade do Facebook, lançou o seu próprio recurso “histórias”.

Sua empresa-mãe está testando a idéia de desenvolver esse recurso em sua própria rede social. O uso de histórias de Snapchat diminuiu desde que as histórias de Instagram começaram. Isso poderia abalar a fé de alguns Snapolytes, que acreditavam que Snapchat poderia manter seus usuários longe do Facebook e de outras empresas de internet.

A oferta pública é uma prova de que a Snap quer permanecer independente. Mas o Facebook ou o Google ainda poderiam comprá-lo. O Sr. Spiegel deve saber que sua empresa, como uma das únicas ameaças reais aos dois gigantes, seria um prêmio para qualquer um deles.

Se Snap quer sobreviver como uma empresa independente. Ele pode precisar fazer algumas aquisições inteligentes. Como o Facebook fez através da compra do Instagram e WhatsApp. Uma oportunidade pode ser a busca visual. Os usuários do Snapchat estão usando suas câmeras para capturar o mundo à sua volta. Quando apontam seus smartphones para objetos, eles podem ser servidos com publicidade. Só Spiegel conhece o plano. Mas no ecossistema de internet as empresas precisam comer ou correr o risco de serem comidas. Os próximos anos mostrarão se Snap é predador ou presa.