Investidores da Poupança Devem Ficar Atentos ao Baixo Retorno

Investidores da Poupança Devem Ficar Atentos ao Baixo Retorno
Poupança acende alerta vermelho
Patrocinado

Investidores da Poupança Devem Ficar Atentos ao Baixo Retorno. Com as altas expressivas dos juros nos últimos anos a poupança foi perdendo adeptos. A maioria dos investimentos conseguiam um retorno superior a poupança. Atualmente com a nova política econômicafocada em derrubar a Selic a menos de dois dígitos um novo alerta se acendeu.

Nesta quarta após o oitavo corte na taxa Selic a situação ficou preocupante. Após a redução de 1% na taxa, a Selic agora esta cotada a 8,25% ao ano. A questão é que neste patamar a Selic muda a rentabilidade atribuída a poupança.

A poupança que rendia 0,5% + TR (taxa referencial) ao mês, agora passa a devolver apenas 70% da Selic +TR. Esta regra entrou em vigor em 2012, com Selic menor que 8,5% a poupança muda sua rentabilidade.

Apenas pessoas que possuam poupança anterior a 2012 continuarão a ter o benefício de rentabilidade de 0,5% ao +TR, mesmo com a Selic abaixo de 8,5%.

Com o valor atual da Selic o rendimento da poupança a partir de hoje é de 5,58% ao ano. Mesmo não sofrendo a incidência de imposto de renda não é difícil encontrar rendimentos melhores.

Investidores da Poupança Devem Ficar Atentos ao Baixo Retorno

O próprio tesouro Selic já é uma opção, visto que paga 100% da Selic. Hoje a rentabilidade seria 8,25% ao ano. É certo que existem descontos a fazer como o imposto de renda que para dois anos 15% o rendimento seria 7% ao ano. E ainda, no caso dos títulos temos a taxa transacional da BM&F Bovespa de 0,3% ao ano e em algumas corretoras ainda existe a taxa de corretagem em média 0,5% ao ano.

Sendo assim, considerando que você utilize uma corretora que não cobra corretagem pelos títulos a rentabilidade seria de 6,98% ao ano. Uma rentabilidade bem melhor que a da poupança atual.

De acordo com o relatório Focus divulgado esta semana o mercado financeiro acredita que a Selic ainda caia 1% este ano. Devendo encerrar 2017 a 7,25% ao ano. Portanto, daqui para frente é preciso fazer conta para definir qual investimento consegue entregar o melhor resultado para seu dinheiro.

Conte com o portal IB para lhe fornecer todo conhecimento necessário para que tome as decisões mais acertada para crescimento de seu patrimônio.