Patrocinado

FGTS Como Sacar?

No último dia 22 de Dezembro o Presidente da República Michel Temer divulgou a liberação do FGTS para saque. No entanto, é importante entender a medida e verificar quem serão os beneficiados. O saques esta liberado para contas inativas até 31 de Dezembro de 2015.

A cada emprego que o contribuinte passa uma conta de FGTS é aberta para ele. Com isto as contas de empregos anteriores são consideradas inativas e a conta de emprego atual é chamada de ativa. Os depósitos mensais feitos pela empregadora são de 8% do salário do contribuinte.

FGTS Quem Pode Fazer Saque Integral

Quando o empregado para de trabalhar na empregador qualquer motivo o depósito na cota para de ocorrer e a conta torna-se inativa. De acordo com especialistas as contas que estavam inativas até o final de 2015 que poderão ser sacadas.

A regra antiga determinava que apenas os contribuintes demitidos ou sem emprego com carteira registrada por no mínimo três anos podiam sacar o FGTS. Com a nova regra qualquer contribuinte que deixou o trabalho até 31 de dezembro de 2015 tem direito ao saque total do FGTS. O saque não depende do motivo da saída do trabalho, apenas da data.

O texto da Medida Provisória ainda não foi divulgado mas tudo indica que ocorrerá da forma mencionada acima. Portanto, de acordo com a fala do presidente podemos afirmar que apenas quem teve um único trabalho na vida e continua nele não poderá sacar o FGTS.

Como o texto da MP ainda não foi divulgado tudo pode acontecer. No entanto, espera-se que o governo libere até Fevereiro o calendário para sque do FGTS. Pode ser que o calendário seja algo semelhante ao do Pis/Pasep, também conhecido como abono salarial.