Empresa Chinesa Vai Testar Carros Autônomos na Califórnia

Empresa Chinesa Vai Testar Carros Autônomos na Califórnia
Carro que não precisa de motorista
Patrocinado

Empresa Chinesa Vai Testar Carros Autônomos na Califórnia

Já pensou andar em um carro sem motorista? Estes carros já existem e os testes estão a todo vapor. A SAIC Motor é uma grande montadora chinesa que estabeleceu um centro de inovação do Vale do Silício em 2015. Os carros auto-dirigentes da empresa percorreram pelo menos 12 mil milhas cada. Algo em torno de 17 mil quilômetros.

A montadora estatal chinesa SAIC Motor agora tem autorização para começar a testar veículos autônomos em vias públicas na Califórnia. O Centro de Inovação SAIC no Vale do Silício, estabelecido em 2015 como subsidiária da SAIC Motor. A licença foi recebida esta semana, de acordo com o site do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia.

A licença abrange dois carros e um motorista, disse um porta-voz do DVM à CNBC em um e-mail. A SAIC torna-se a 35ª organização a receber uma licença, seguindo as montadoras Ford, GM, Honda e Tesla.

Dois dos rivais da SAIC no mercado de automóveis da China, Dongfeng e FAW, ainda não receberam aprovação para testar veículos autônomos na Califórnia. A Changan, maior montadora chinesa, anunciou recentemente uma parceria com a empresa chinesa de internet Baidu. A Baidu tem permissão para testar veículos autônomos no estado.

As empresas de tecnologia dos EUA Apple, Alphabet e Nvidia também obtiveram permissões para testar veículos autônomos na via pública da Califórnia.

A SAIC Motor vendeu cerca de 6,5 milhões de veículos em 2016. Em um comunicado no início deste ano, a SAIC disse que seus carros auto-dirigidos haviam funcionado por mais de 12 mil milhas em testes rodoviários. A empresa não divulgou o número de automóveis auto-dirigidos em sua frota.

Na rodovia pública da Califórnia, os carros da subsidiária Alphabet Waymo percorreram um total de mais de 635 mil milhas em modo autônomo.  Números referentes ao ano passado, de acordo com dados do Departamento de Veículos da Califórnia.