Patrocinado

Dicas na Hora de Arrumar Emprego

Na hora de arrumar emprego, muitas são as dúvidas de qual a melhor forma de iniciar esta empreitada. Aqui oferecemos algumas dicas extremamente importantes para melhorar seus resultados nesta empreitada.

Muitas pessoas passam 7 horas por dia, ou mais, navegando na internet em busca de oportunidades anunciadas por empresas para garantir uma nova posição no mercado. No entanto, esta atitude é questionável. Visto que a  tecnologia facilitou o acesso aos anúncios de oportunidades profissionais, por outro tornou o trabalho dos recrutadores mais complexo. Ao anunciar uma vaga de trabalho na internet, milhares de currículos são recebidos.

Fato que tornou impossível ler e analisar as informações de todos os candidatos, fazendo com que muitos recrutadores deem preferência aos profissionais indicados por pessoas que já trabalham na empresa. Por este motivo passar horas procurando vagas e enviar currículos aleatoriamente é altamente ineficiente.

Com base nesta premissa Steve Dalton, autor de  The 2-Hour Job Search (Procura por Emprego em 2 horas), na tradução do inglês, editora Ten Speed,  elaborou 3 passos para serem seguidos na hora de buscar um novo emprego.

Construa uma lista

Pense em 40 empregadores para os quais você gostaria de trabalhar. Aqueles que seus colegas e conhecidos já comentaram. E também aquelas que são destaque na mídia. Próximo passo é marcar as empresas que tem pessoas que você conhece trabalhando nela. O Linkedln e Facebook podem lhe auxiliar nesta tarefa.

Então organize as empresas de forma a deixar no topo da lista aquelas para as quais você está mais motivado a trabalhar.  Aquelas que tenham conhecidos seus como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. As empresas que concentrarem estas três características serão suas maiores chances de conseguir uma entrevista.

Networking é muito importante

Procure seus conhecidos que estejam trabalhando para as empresas de seu interesse. Busque entre ex-alunos de cursos que você frequentou, ex-colegas de trabalho, e conhecidos em geral. São estas pessoas que poderão fornecer referências suas para os recrutadores.

Organize seus conhecidos de acordo com a motivação que você considera que elas tenham para lhe ajudar. Existem aqueles que você sabe que estarão dispostas a auxiliá-lo e indicá-lo. Há outras que não estão lá com muita vontade de ajuda-lo, mas que talvez o façam para não se sentirem culpadas depois. Há ainda aquelas que não farão nada e provavelmente não responderão as suas mensagens.

Segundo Dalton,  “é importante enviar mensagens curtas, sem mencionar o seu interesse por uma vaga de emprego, no primeiro momento”. Demonstre que quer saber mais sobre o mercado em que ela atua, proponha um encontro entre vocês para discutir o assunto. Diga que quer aprender com ela.

Conhecimento sobre a empresa

Pesquise a empresa, entre no site e verifique as notícias mais recentes veiculadas pelos meios de comunicação. Estar bem preparado para a conversa aumenta as chances de você conseguir ser convocado para uma entrevista formal de emprego em seguida.

Busque saber qual foi o caminho trilhado por ela para chegar aonde chegou. Neste momento, conte seu interesse em trabalhar na empresa e peça conselhos. É nesta hora que você poderá conseguir uma indicação. Se não funcionar com um contato tente o próximo, não desista, diz Dalto.

Gostou das idéias curta e compartilhe!