Como Funciona a Margem de Garantia – Fique Atento

Cuidados a serem observados antes de negociar no mercado futuro

como funciona margem de garantia fique atento mercado
A margem de garantia precisa ser entendida para evitar problemas
Patrocinado

Como Funciona a Margem de Garantia – Fique Atento

Quem opera ou pretende operar no Mercado Futuro o conhecimento da Margem de Garantia é fundamental. A Margem de Garantia como o próprio nome diz é uma importante forma de assegurar o funcionamento e equilíbrio do mercado financeiro. Por isso é importante entender como funciona margem de garantia fique atento a seguir.

A Margem de Garantia é o valor inicial que deve ser depositado antecipadamente junto à sua corretora de valores. Toda vez que o investidor for abrir uma posição, seja ela comprada ou vendida a margem é necessária.  A corretora deve alocar esse valor junto à bolsa como margem e ficará retida pelo tempo que o investidor mantiver a posição em aberto.

Este depósito pode ser feito de várias formas. Através de dinheiro em espécie, em fundos de investimento, ações, cotas de ETFs, títulos do tesouro, ou qualquer outro investimento.

Utilizando investimento como garantida o dinheiro não fica parado na conta da corretora. No período que você estiver posicionado ou não seu dinheiro estará rendendo.

Cada tipo de contrato futuro tem um valor exigido como garantia. O valor pode mudar a qualquer momento. O ideal é verificar este valor de garantia junto a sua corretora ou no próprio site da BM&F Bovespa.

Porque a margem de garantia é necessária?

A margem de garantia serve para assegurar que um investidor inicie uma operação e tenha recursos financeiros para saldar o ajuste diário em contratos futuros. Se não conhece sobre ajuste diário aprenda acessando aqui.

Quando um investidor tem um ajuste negativo significa que o outro tem ajuste positivo. É necessário que se tenha recursos em garantia para que o investidor que ficou positivo receba.

Para garantir este equilíbrio a BM&F Bovespa tem uma série de procedimentos. Os mesmos servem para evitar este tipo de situação que inviabilizaria as negociações.

O perigo da margem de garantia

Se após a finalização de uma operação o investidor estiver negativo e não tiver dinheiro em conta sua margem alocada será executada para quitar o valor devido.

Se o investidor estiver com o saldo negativo em sua conta junto à corretora decorrente de ajuste diário negativo de sua posição em aberto, ele é obrigado a depositar recursos no mesmo dia para zerar o saldo negativo.

Em regra geral o depósito deve ser feito na corretora até ao meio-dia. É importante certificar-se  na corretora o horário limite para o depósito. Entre 15 e 16 horas, a bolsa verifica se os ajustes diários de todos os participantes do mercado estão em conformidade.

Caso algum investidor com saldo negativo não deposite recursos suficientes, a bolsa poderá zerar a posição desse investidor a preço de mercado. Ao zerar sua posição, os valores depositados como margem são desbloqueados e utilizados para cobrir o ajuste diário negativo. Este procedimento é chamado de execução de margem.

A execução de margem é uma das consequências que o investidor irá arcar, além de ter seu nome divulgado ao mercado como inadimplente. Além das multas decorrentes da inadimplência o investidor será suspenso do mercado perdendo direito a operar até que todas as questões financeiras estejam regularizadas.

Se gostou da matéria curta o Portal e compartilhe. Caso tenha alguma dúvida entre em contato nos comentários abaixo que um especialista irá lhe auxiliar. Quer mais informações sobre o mercado futuro solicite o e-book gratuito e saiba tudo que precisa para operar.