Patrocinado

Como Fazer seu Dinheiro Digital

Na matéria anterior ” Fazer Dinheiro com seu Computador”, começamos a explicar sobre a opção de produzir seu dinheiro digital. Caso você não a tenha lido, sugiro que faça a leitura da mesma antes de dar continuidade a leitura desta matéria. Assim seu entendimento do assunto aqui tratado será muito melhor.

Onde esta a “Casa da Moeda” das Bitcoins?

Conforme explicado na matéria anterior a Bitcoin foi desenvolvida para ser completamente livre e descentralizada. Não existe um órgão responsável por definir e controlar a emissão das moedas e tudo o que acontece é de controlado pela rede P2P. Essa rede é responsável por gerenciar as transações, confirmações e geração de moedas. Cada membro fabrica sua própria moeda.

O protocolo das Bitcoins é de código aberto e controlado por todos os usuários da rede ao mesmo tempo. Mesmo que um desenvolvedor queira implementar alguma modificação no protocolo, ela só entrará em atividade se houver um consenso geral de todos os envolvidos na rede e isso garante a confiabilidade do sistema.

O controle é feito através dos programas mineradores. Qualquer pessoa  pode baixar um software do gênero e começar a minerar. (produzir dinheiro). Esse processo tem duas finalidades: gerar mais Bitcoins e ajudar a manter a rede funcionando, processando as informações.

Como Fazer seu Dinheiro Digital Conheça Bitcoins

A rede de Bitcoins é primariamente formada por blocos encadeados uns nos outros. São esses blocos que carregam todas as informações, incluindo todas as transações já realizadas e todas as informações referentes ao processo.

A informação contida nos blocos é processada por um sistema de mineração que é o processo de gastar poder computacional para processar as transações e garantir a segurança da rede para manter todo o sistema sincronizado e funcionando corretamente. Esse processo é chamado de mineração em analogia ao processo de mineração de ouro. Todos os mineradores que participarem da rede recebem comissão — em Bitcoins — pela sua contribuição.

Controle das Bitcoins

As Bitcoins são geradas pela mineração que é um processo competitivo e que exige muito poder computacional. Como a mineração é necessária para a manutenção da cadeia de blocos, os mineradores são recompensados com novas Bitcoins.

Similar ao processo de mineração físico já conhecido, o protocolo Bitcoin é concebido de tal maneira que são criadas novas Bitcoins a uma taxa fixa. Isso faz com que a mineração seja uma atividade cada vez mais competitiva. Quanto mais mineradores entrarem na rede, mais difícil torna-se o processo, obrigando os mineradores a encontrar maneiras de tornar seus trabalhos mais eficientes e com menos custos operacionais.

As Bitcoins são criadas a uma taxa decrescente e previsível. O número de novas moedas geradas cai pela metade em períodos programados. Esse processo acontece geralmente a cada quatro anos, e pode ser verificado no Bitcoin Clock.

A taxa de geração de Bitcoins estará decrescente até chegar ao número de 21 milhões, quando finalmente cessará completamente. Após esse evento, os mineradores serão recompensados apenas com as taxas de pequenas transações.

Parece tudo muito maluco não é mesmo? Mais é real, e tem mais adeptos a cada dia. Se gostou curta o Portal. Deixe seu comentário e não perca a próxima matéria onde tratamos como fazer a produção da moeda, ou seja, a mineração, e também dos lucros e formas de negociar a mesma.