Bens do Cofre de Lula Voltam ao Patrimônio da União por Determinação de Moro

Bens do Cofre de Lula Voltam ao Patrimônio da União
Moro determina retorno de bens a União
Patrocinado

Confiscados Bens que Lula Levou no Final do Mandato

Durante seus mandatos, entre 2003 e 2010, Lula recebeu centenas de itens. Após avaliação da Secretaria de Administração da Presidência, Moro considerou que  21 bens deveriam ser devolvidos em favor da União. Os objetos foram apreendidos em março de 2016 na Operação Lava Jato. Na época Lula se referiu aos objetos como “tralhas”.

Além dos 21 objetos há ainda outros 5 itens armazenados no cofre de Lula, no Banco do Brasil, que tiveram problemas na averiguação.  Eles também foram considerados bens a serem devolvidos à Presidência.

Entre eles uma caneta com brasão do Vaticano recebida em 2008 e uma escultura de Juan Miró. Moro determinou que permaneça na posse do ex-presidente outros objetos, como “medalhas, canetas, insígnias, arte sacra, por terem caráter personalíssimo”.

A justificativa para os bens serem confiscados é que foram “recebidos em cerimônias oficiais de trocas de presentes com Chefes de Estados ou Governos estrangeiros, que têm algum valor mais expressivo, mas que não caracterizam presentes de caráter personalíssimo”, afirmou Sérgio Moro.

Os objetos estão armazenados em uma sala no Banco do Brasil, no centro de São Paulo. De lá deverão ser incorporados ao patrimônio da União.