Patrocinado

Apreendida mais de 4 toneladas de Mercadorias Caras pela Receita Federal

A Receita Federal em Santos fez uma apreensão de mais de 4 toneladas em mercadorias de alto valor agregado. Entre os itens estão vinhos finíssimos (alguns com quase meio século de envelhecimento), suplementos nutricionais (inclusive de importação proibida), equipamentos médico-odonto-hospitalares (inclusive de uso radiológico). Além de instrumentos eletrônicos, artigos de informática, armações de óculos de grau, peças automotivas, perfumes, armas de ar-comprimido, cabelos humanos, entre outros.

Na apreensão foram identificados e classificados 424 itens, com valor total em torno de R$ 2,5 milhões. Durante o trabalho de análise e gerenciamento de risco, verificou-se que carga contendo declaração idêntica fora descarregada. Simultaneamente, no Porto de Itajaí/SC. Lá, a fiscalização deparou-se com a mesma situação de flagrante.

A retenção do contêiner foi iniciada com o alerta gerado pela análise de imagens do escâner. Onde foi detectado um padrão não-usual para o tipo de carga declarada. Durante a fiscalização verificou-se que a carga declarada como sendo basicamente de artigos plásticos e de caixas metálicas era, na verdade, composta por outros produtos.