Patrocinado

General Motors (GM) e a Amazon estão negociando investimentos na fabricante de veículos elétricos Rivian Automotive, em um acordo que avalia a entrada em US $ 1 bilhão a US $ 2 bilhões, disseram pessoas a par do assunto.

A startup de Plymouth, Michigan, está trabalhando em captadores elétricos e SUVs e estreou versões conceituais no Los Angeles Auto Show em novembro. As conversas estão progredindo e um acordo pode ser anunciado tão cedo quanto sexta-feira, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificado porque as negociações são privadas.

Um investimento na Rivian poderia ajudar a GM a obter uma coleta de energia elétrica mais rapidamente e ajudar a afastar os novatos como a Tesla. Para a Amazon, investir em Rivian sinalizaria a ambição de transferir parte da frota de veículos de grande porte que entrega seus pacotes para veículos de emissão zero.

As informações foram conseguidas pela Reuters que divulgou a negociação entre as três empresas na terça-feira.

Como a Tesla, a Rivian adquiriu uma fábrica de montagem de veículos por uma barganha de uma montadora estabelecida. Ela comprou uma fábrica em Normal, Illinois, por US $ 16 milhões da Mitsubishi Motors no início de 2017. A Tesla constrói seus carros elétricos em uma instalação fechada pela Toyota. depois que a GM desistiu de um empreendimento conjunto como parte de sua falência em 2009.

Fundada pelo CEO RJ Scaringe em 2009, a Rivian emprega cerca de 700 pessoas em sua sede em Michigan, operações de tecnologia e engenharia na Califórnia e na Mitsubishi em Normal, que a empresa comprou por US $ 16 milhões de uma empresa de liquidação em janeiro de 2017.

A Rivian garantiu US $ 200 milhões no ano passado do Standard Chartered Bank, e já levantou mais de US $ 450 milhões em financiamento de capital de investidores, incluindo a empresa saudita Abdul Latif Jameel e a Sumitomo Corporation of America.

A necessidade de capital do Rivian, no entanto, é alta. “Claramente, eles precisam de capital porque este é um negócio tão intensivo em capital”, disse Michelle Krebs, analista da Autotrader em Detroit.

Os executivos da Rivian disseram que a sua pickup elétrica R1T será capaz de atingir 60 milhas por hora em três segundos e rebocar 11.000 libras. As entregas devem começar em 2020.

A entrega de encomendas é um uso ideal para carros elétricos, já que os veículos podem iniciar e terminar viagens em pontos de carga designados e tirar a ansiedade do alcance da bateria da equação.

A Amazon está expandindo suas capacidades de entrega através de uma rede de contratados independentes. Alguns dirigem seus próprios veículos, guiados por um aplicativo de smartphone da Amazon. Outros alugam frotas de vans e contratam equipes de motoristas.

“Isso dá à Amazon a capacidade de entrar no espaço automotivo”, disse Schuster. “Eles provavelmente estão pensando em aplicativos de entrega. E isso lhes dá uma entrada segura.”

Apostar na Rivian seria o segundo investimento automático da Amazon em pouco tempo. A empresa estava entre os participantes de uma rodada de financiamento de US $ 530 milhões que a startup de auto-condução Aurora Inovação anunciou este mês.