Trabalho Voluntário Pode ser Diferencial em sua Carreira

Trabalho Voluntário Pode ser Diferencial em sua Carreira
Você oferece e recebe no trabalho voluntário
Patrocinado

Trabalho Voluntário

É certo que a construção da carreira profissional é um processo contínuo e gradativo. Muito se precisa aprender, desenvolver e evoluir. E a primeira coisa que se pensa em fazer para que todo o processo de desenvolvimento aconteça é estudar e fazer cursos e especializações. Não que este processo não seja legítimo, mas é necessário abrir a mente para as novas oportunidades de desenvolvimento.

Trabalho Voluntário Pode ser Diferencial em sua Carreira

É cada vez mais comum e desejável que o profissional tenha alguma experiência com trabalho voluntário. Ele esta cada vez mais relevante no currículo. Um dos motivos para que isso ocorra é a preocupação das próprias empresas com o conceito de sustentabilidade. Pela lógica das empresas, se elas querem ser bem vistas do ponto de vista sócio-ambiental, é essencial que seus funcionários deem o exemplo primeiro.

O profissional que realiza trabalho voluntário desenvolve valores, iniciativa e trabalho em grupo, o que é útil especialmente para pessoas em início de carreira cuja pouca experiência pode limitar a concorrência por vagas.

Outra habilidade desenvolvida por profissionais envolvidos em causas voluntárias, é a de alcançar objetivos por meio da gestão de recursos escassos. O que é uma característica inerente a grande parte dos projetos sociais.

As empresas buscam profissionais com adaptabilidade, flexibilidade, habilidades de agir sobre pressão. E para quem pensa que o voluntariado é apenas para os profissionais mais novos se enganou. A experiência do trabalho voluntariado propicia que os mais experientes possam compartilhar seu conhecimento. Fato que é agregador na visão de mundo e no aprofundamento de relacionamentos.

O trabalho voluntário é cidadania, e posiciona a pessoa no mundom. Além de reforçar a necessidade do ser humano em colaborar e ser produtivo.

Várias empresas desenvolvem programas de voluntariado para seus colaboradores aderirem. Normalmente aqueles que se candidatam aos programas recebem algum tipo de benefício. Em outro momentos trataremos de alguns destes programas desenvolvidos por empresas.

Que tipo de trabalho voluntário procurar

O Importante é que você busque atividades voluntárias nas quais se sinta a vontade executando. É certo que com o passar do tempo você perceberá que no mundo do trabalho voluntário as necessidades são tantas que muitas vezes você estará fazendo coisas fora de suas habilidades.

Independente da área de atuação de seu trabalho voluntário todo tipo de atividade é válida. Isto porque ajuda a desenvolver características que serão aproveitadas em qualquer área da sua vida.

Se gostou do assunto curta o Portal e mão a obra para encontrar uma oportunidade voluntária que fará bem a sua carreira e sua alma!