Patrocinado

Ferramentas para Negociação nos Mercados

Quem opera no Mercado Financeiro com frequência precisa utilizar uma boa plataforma de negociação. Se as opções são a médio e longo prazo podem ser feitas pelos home brokers das corretoras. No entanto, se as operações são diárias (Day Trade) é importante uma boa ferramenta.

Quatro Boas Opções de Plataformas para Traders

Existem diversas opções no mercado, vamos tratar aqui das quatro plataformas mais conhecidas. Quem opera utilizando a técnica do Tape Reading normalmente escolhe entre Tryd, Flastrader e ProfitChart. Para quem utiliza gráfico podemos acrescentar a Metatrader 5. A Flastrader trabalhava apenas através de fluxo de ordem, ou seja, Tape Reading, recentemente incorporou gráficos em sua funcionalidade.

De nada adianta você escolher uma plataforma se sua corretora não oferecer recursos tecnológicos para que você opere através da  ferramenta escolhida. Então um passo importante é verificar quais são as plataformas disponibilizadas por sua corretora.

Outra questão importante é seu nível de conhecimento como trader, a plataforma é apenas o meio de realizar operações. Nada adianta investir em plataforma se não tem conhecimento e confiança suficiente para realizar suas operações. Você precisa ter uma estratégia de operação estabelecida, sem ela a plataforma não fará diferença alguma.

Tão importante quanto o resultado de suas operações é o resultado líquido das mesmas. Nada adianta você ter lucro e deixá-lo nas taxas da corretoras e nos custos das plataformas. Portanto, faça as contas antes de escolher sua ferramenta.

Levando em consideração as observações acima a plataforma mais adequada para os iniciantes é a Metatrader 5. Ela é gratuita, não tem custo algum, utilizada mundialmente por muitos traders nos mais diferentes mercados. Tem inúmeros tutorias que ensinam como utilizá-la, mas é extremamente simples. Tem tanta funcionalidade que a maioria dos usuários nem imaginam. Não há razão para gastar com plataformas profissionais ou semi  se esta iniciando e é pequeno no ramo.

Gratuita ou Paga faz muita diferença no seu bolso, não no resultado

Já para quem utiliza Tape Reading,  não existem muitas diferenças entre as três opções restantes. Você encontrará traders bem sucedidos usando qualquer uma delas, como já mencionado o maior diferencial é a estratégia de operação. Elas possuem algumas funcionalidades diferenciais entre si. No entanto, nada que justifique afirmar que uma é melhor que a outra.

O custo destas plataformas sim é um fator considerável. A mais cara normalmente é a Flastrader, seguida pela ProfitChart e depois Tryd. A medida que os usuários estão percebendo que o custo das plataformas não é proporcional ao retorno que oferecem. Os fornecedores das mesmas estão baixando os valores e fazendo promoções atrás de promoções.

Da mesma forma que as corretoras vivem de corretagem, as plataformas vivem das mensalidades. No entanto, ambas estão passando por um período de grande concorrência e por esta razão estão se associando para oferecer aos seus clientes melhores valores. Normalmente estes valores são vinculados a número mínimo de operações diárias ou mensais.

É certo que em pouco tempo as corretoras oferecerão as plataformas totalmente gratuitas, visto que as ferramentas de negociação são importantes para que os traders tenham grande fluxo de operações. A sobrevivência das corretoras que continuarem dependendo das corretagens esta diretamente ligada a oferta de valores e condições diferenciais.

Se sua corretora não oferece valores de corretagem e ferramentas adequadas é sinal que você deve buscar outra corretora. Leia também a matéria específica sobre as corretoras, disponibilizada em nosso portal. Você vai se espantar como a escolha da corretora influencia diretamente em seus ganhos.

Se gostou do conteúdo curta a página e comente abaixo. Veja também,