Quanto Vale uma Startup e Seu Futuro no Mercado

Quanto Vale uma Startup e Seu Futuro no Mercado
Quanto Vale uma Startup e Seu Futuro no Mercado
Patrocinado

Quanto Vale uma Startup e Seu Futuro?

Atualmente o número de startups vem crescendo no país em diversos seguimentos. E junto com esta crescente também vem a demanda por investimentos. Os empreendedores de startup precisam de dinheiro para fazer suas idéias tornarem-se realidade.

Então surgem as questões de valor da startup. Quanto vale a empresa? Afinal para um investidor entrar no negócio ele precisar avaliar a proporção de seu investimento na empresa e viabilidade.

Existe o risco da startup não conseguir iniciar suas operações ou não se desenvolver. Seus modelos de negócios podem ser copiados ou mesmo não atraírem pessoas e clientes. As incertezas são muitas e tendem a estar associadas a mudanças de mercado ou mesmo à reação de concorrentes.

Uma empresa tem seu valor pela sua capacidade de gerar caixa e não pelo valor do seu patrimônio. O importante é saber quanto uma empresa vale hoje baseado em como se desenvolverá no futuro. Quanto maior for o seu potencial de geração de caixa e menor os riscos envolvidos, maior é o seu valor.

Quanto maior o crescimento percebido, maior o valor das companhias. Quem cresce mais, vale mais. Geralmente o crescimento está relacionado à capacidade das companhias de se diferenciarem e de manterem seu nível de competitividade.

O que é importante apresentar

Para uma boa avaliação de empresas startup é preciso conseguir informações confiáveis e estimar taxa de crescimento, tamanho de mercado, taxa de desconto e a margem operacional. estes são alguns dos desafios a se superar, o que pode inclusive determinar a qualidade da avaliação.

Muitos acham que o valor das startups não está principalmente associado aos seus resultados. E sim à sua capacidade de crescer aceleradamente. No entanto, sem resultados no curto prazo, dificilmente as empresas conseguirão atingir a maturidade.

É fundamental deixar claro como a empresa executará seu plano de negócios para realmente conseguir criar todo o valor que a avaliação apresenta. Só assim os investidores conseguirão ter uma maior segurança para analisar a empresa.

O modelo do fluxo de caixa descontado é dos modelos quantitativos mais utilizados para a avaliação de empresas. Consiste em calcular o valor presente de um fluxo de caixa projetado de uma companhia, considerando todo o seu potencial de crescimento.

O que pode conferir qualidade e segurança à apresentação da startup é fornecer informações confiáveis. Além de estimar taxa de crescimento, tamanho de mercado, taxa de desconto e a margem operacional. Estes dados são essenciais para avaliação da empresa.