Patrocinado

O que é P&L

Investidores e profissionais de finanças precisam ter vasto conhecimento para que possam proporcionar bons resultados em suas áreas de atuação. O Profit & Loss Statement (P&L), ou, traduzindo, o demonstrativo de Lucros e Perdas, nada mais é que um demonstrativo de resultado do exercício.

É a soma de todas as receitas e ganhos da empresa em contraponto a todas as despesas e gastos para se auferir a performance da empresa. Busca-se avaliar se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

P&L Fundamental para Investidores e Profissionais de Finanças

O P&L é um tipo de relatório que pode ser aplicado sobre toda a empresa, ou sobre cada produto específico, como medida de eficiência e rentabilidade. É preenchido pelas receitas, custos e despesas durante um período fiscal.

Os indicadores que compõem a planilha de P&L vão depender de cada negócio. Alguns dos mais comuns são: custo por unidade, volume vendido, faturamento total, custo de fabricação, lucro bruto, custos administrativos, lucro líquido.

É um dos três relatórios essenciais a serem publicados por uma empresa periodicamente, junto com o fluxo de caixa e o balanço. A avaliação do relatório é uma forma de mostrar desencontros entre gastos e receitas. Pode ainda mostrar mudanças na curva de faturamento. E mesmo outros sintomas de problemas de cunho financeiro. Relatório interno de avaliação e correção de curso.

Novas empresas e startups devem incluir um estudo de P&L em seus planos de negócio. Para deixar mais clara a realidade das receitas e custos. Isto também facilita as projeções de lucros e retorno sobre o investimento para os investidores potenciais.

Se você busca uma colocação no mercado nas áreas afins este conhecimento é base para processos de seleção e entrevistas.