Pós- Produção Audiovisual pode ser Financiada pelo Cartão BNDES

Pós- Produção Audiovisual pode ser Financiada pelo Cartão BNDES
Pós- Produção Audiovisual pode ser Financiada pelo Cartão BNDES
Patrocinado

Pós- Produção Audiovisual pode ser Financiada pelo Cartão BNDES

 O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a inclusão de serviços de pós-produção de conteúdo audiovisual, entre os produtos financiáveis do Cartão BNDES. As empresas portadoras do Cartão BNDES poderão adquirir serviços tais como gravação de voz, criação e produção de trilha sonora, pós-produção de áudio e criação de efeitos visuais.

O BNDES espera impulsionar a atividade destas empresas que empregam 4.500 pessoas, segundo dados do Ministério do Trabalho (RAIS 2014). estas empresas possuem potencial para serem fornecedoras das produtoras audiovisuais.
Com isso, o BNDES busca ampliar o apoio financeiro ao setor cultural. O mesmo já conta, atualmente, com financiamento via Cartão BNDES, aos serviços de impressão e editoração de livros. Além de aquisição de papel imune de tributação, destinado à produção de livros; bem como de mobiliário e equipamentos audiovisuais.

O mercado

Segundo o BNDES, no mercado audiovisual é comum quando da encomenda de uma nova produção, que as diversas plataformas de distribuição de conteúdo antecipem o pagamento de parte do valor às produtoras. O restante do pagamento acontece apenas na entrega final.

Para custear a totalidade do projeto, as produtoras, em sua maioria pequenas empresas, acabam por se financiarem com taxas de curto prazo. São taxas mais elevadas que podem limitar a produção. Seus fornecedores são microempresas que trabalham com prazos de recebimento ainda menores.

Desta forma, o Cartão BNDES oferece uma solução de crédito automático. O que possibilita ao segmento mais capacidade financeira para produzir os conteúdos até o recebimento final das plataformas de distribuição. O que permite planejar e negociar melhor sua produção com fornecedores melhora a qualidade do produto final. Além disso, o crédito para serviços de dublagem pode alavancar a exportação de conteúdos brasileiros, especialmente de séries de animação.
Os fornecedores de serviços de pós-produção audiovisual já podem se credenciar e cadastrar esses itens no site do Cartão BNDES.