Mini Contrato de Indice – Como negociar

Antes de mais nada é importante que esteja ciente dos riscos deste tipo de investimento. Por se tratar de investimento de renda variável é possível perder todo o capital investido e até mesmo ficar em débito.

O valor do minicontrato futuro é expresso em pontos por Real, onde um ponto equivale à R$ 0,20. Embora a cotação ocorra de 5 em 5 pontos. O preço de mercado do Mini Ibovespa Futuro varia de acordo com dois fatores: a oscilação da cotação do Ibovespa e a proximidade do vencimento do minicontrato futuro.

A tendência de valorização do índice Ibovespa induz à valorização do minicontrato futuro Ibovespa. No entanto, esta valorização tende a diminuir à medida que a data de vencimento deste minicontrato se aproxima. Ao negociar minicontratos de Ibovespa no mercado futuro, o investidor está buscando lucrar com as oscilações do mercado de ações. Especificamente com todas as ações que compõem a carteira teórica do Índice Bovespa.

É um contrato derivativo (pois sua cotação deriva de outros ativos no caso ações) bem polivalente. Permite que os traders montem operações de daytrade ou swing trade para lucrarem com a oscilação do Ibovespa. Também possibilita que os hedgers protejam suas carteiras de ações contra as oscilações desfavoráveis do mercado.

Negociando Mini Contratos

As corretoras disponibilizam plataformas eletrônicas de negociação (Home Broker) integradas à plataforma WebTrading da BM&FBovespa. Elas permitem ao investidor negociar minicontratos futuros de Ibovespa diretamente de seu computador, tablet ou telefone celular.

O código de negociação do Mini Ibovespa Futuro é composto pelo radical WIN, acrescido da letra correspondente ao mês de vencimento do contrato (G, J, M, Q, V ou Z) e de dois números correspondentes ao ano de vencimento do contrato. A cotação do Mini Ibovespa Futuro em pontos equivale ao valor em Reais do contrato.

O investidor precisa ter depositado na conta margem da corretora, no mínimo, 15% do valor total de minicontratos negociados. As corretoras também costumam aceitar tesouro direto, (CDB) ou ações como margem de garantia. O lote padrão de negociação de mini-índice futuro é composto de 1 (um) minicontrato. O Mercado BM&F permite a venda à descoberto de Ibovespa Mini. O investidor não precisa ter uma posição comprada em aberto neste minicontrato para vendê-lo.

Diariamente, a BM&FBovespa executa o ajuste diário das posições em aberto (compradas ou vendidas) em mini-índice futuro, creditando e debitando valores nas contas que os participantes do mercado futuro mantém junto às corretoras.

Cuidados com a Liquidação

O investidor deve arcar com a taxa de corretagem cobrada pela corretora de valores mobiliários pela intermediação da operação. As corretoras de valores mobiliários costumam cobrar taxa de corretagem fixa sobre cada operação de compra e venda de minicontratos no mercado futuro. As corretoras também costumam oferecer descontos de até 50% sobre a taxa de corretagem incidente em operações de compra e venda de minicontratos futuros de Ibovespa realizadas em um mesmo dia (daytrade).

Pela BM&F é cobrado também taxa de emolumentos pela execução da negociação de cada minicontrato futuro de Ibovespa antes da data de vencimento. Os minicontratos de Ibovespa são isentos da cobrança de taxa de registro e taxa de permanência.

Imposto de Renda

O imposto de renda em operações no mercado futuro é apurado sobre o resultado positivo da soma dos ajustes diários observados entre a data de abertura do minicontrato e a data de encerramento ou cessão da operação. A apuração é realizada ao longo da vigência do contrato e não mensalmente. A responsabilidade de apuração e de pagamento de imposto de renda é do investidor contribuinte. O pagamento do imposto de renda deve ser realizado até o último dia útil do mês subsequente ao mês de apuração. A Liquota para operações é de 15% já para operações daytrade no mercado de Ibovespa Mini Futuro é de 20% sobre os ganhos. Veja outras matérias sobre o assunto em Renda Variável.