Patrocinado

Lições das Olimpíadas RIO 2016 para empreendedores

Você já pensou nas lições das Olimpíadas RIO 2016 para empreendedores? Na cerimônia de abertura duas grandes lições de empreendedorismo. Não se importe tanto com as opiniões alheias. Mesmo que ninguém esteja confiando no produto que você está desenvolvendo, mesmo que ninguém aposte no seu sucesso, se você tem certeza que é isso que você deve fazer, siga firme na sua ideia e vá em frente.

Empreendedores bem sucedidos contam como foram desacreditados no início de seus projetos. Especialmente aqueles que tiveram ideias extremamente inovadoras. Muitas vezes o melhor é não dar ouvidos à opinião de amigos e familiares

Para avaliar se a sua ideia é mesmo de sucesso, faça uma pesquisa de mercado e veja o que os consumidores pensam. Essa é a melhor forma de saber se o seu negócio deve seguir em frente.

A outra lição é que você só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão. A cerimônia de abertura das Olimpíadas era a primeira impressão que o país ia causar mundo afora como país-sede do maior evento esportivo do mundo. E soube aproveitar esta oportunidade. O lançamento do seu produto precisa ser impactante e surpreendente, assim como foi a cerimônia de abertura. Por isso, só divulgue a sua novidade para o mundo quando ela estiver pronta. E não se esqueça de fazer uma pesquisa de teste de produto antes.

Rafaela Silva trouxe a primeira medalha de ouro para o Brasil. Após perder em Londres em 2012. Foi vítima de ataques racistas nas redes sociais, que quase a levaram a desistir do esporte. Foram quatro anos de trabalho intenso para recuperar os danos psicológicos e a força física. “Não importa quantas vezes você cai, mas sim quantas vezes você levanta” foi o que afirmou o técnico da judoca, Geraldo Bernardes. Portanto, para vencer é necessário muita força, persistência, inteligência emocional e superação.

Simone Biles fez história e tornou-se a primeira ginasta a conquistar cinco ouros em uma mesma edição dos Jogos. A internet e os veículos de imprensa de todo o mundo, começaram a divulgar frases como “o novo Michel Phelps” ou “o novo Usain Bolt”. Simone Biles com apenas 19 anos, deu um recado para o mundo todo: “Nem uma coisa nem outra. Eu sou a Simone Biles”.

Portanto inspire-se em Simone Biles.  Se quer ter sucesso nos negócios. Não queira ser a nova Apple ou nova BMW. Referências e benchmarking são importantes. Mas criar uma marca, um produto e uma identidade que sejam únicos e fundamental.