Patrocinado

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) enviou alerta ao mercado de valores mobiliários e o público em geral sobre a atuação irregular da empresa Smartex International, também conhecida como Olymp Trade, na captação de clientes para a realização de operações em opções binárias.

De acordo com o Ato Declaratório (CVM 16.898), emitido pela área técnica, a empresa não possui autorização da Autarquia para captar clientes residentes no Brasil, por não integrar o sistema de distribuição previsto em Lei (6.385/76). A SMI apurou que a empresa anunciava os serviços de realização de operações em opções binárias inclusive por meio da página www.olymptrade.com.

As opções binárias baseiam-se em negociações sobre a variação de preços de determinados ativos, tais como ações, moedas estrangeiras e commodities. Essas características se incluem à definição de contrato derivativo, portanto, ao conceito legal de valor mobiliário.

A CVM determinou a imediata suspensão de qualquer oferta pública de oportunidades de investimento no mercado de opções binárias ou quaisquer outros derivativos.

Caso não seja cumprida a determinação, a empresa estará sujeita à multa cominatória diária no valor de R$ 1.000,00.

Além disso, sem prejuízo de responsabilidades pelas infrações já cometidas antes da publicação deste Ato, poderá haver imposição das penalidades cabíveis após o regular processo administrativo sancionador.

Caso seja investidor ou receba proposta de investimento por parte da referida empresa, entre em contato com a CVM por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), preferencialmente fornecendo detalhes da oferta e a identificação das pessoas envolvidas, a fim de que seja possível a pronta atuação da Autarquia no caso.