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Para ter sua conta online veja seus direitos

O cliente não pode ser induzido a erro. Todo o processo  de abertura da conta online deve ser claro, nenhuma informação sobre o serviço ou documento pode ser omitido do contratante.
Na abertura da conta bancária online, serviços adicionais ou que representem taxas extras, como cartão de crédito ou cheque especial, não podem ser incluídos sem interesse do consumidor. A prática caracteriza venda casada e é ilegal, conforme o artigo 39, I, do CDC.

As informações sobre os serviços e seus custos devem estar claros antes da contratação efetiva. Na internet, isso seria facilitado se fosse disponibilizado uma “ficha-resumo”, juntamente com o contrato do pacote escolhido, para oferecer uma base de comparação ao cliente. Poderia existir também a opção de inclusão ou exclusão de serviços que constassem nessa ficha, antes da contratação definitiva.

A regras dos 7 dias também vale para a conta online, ou seja, O CDC estabelece que o consumidor tem até sete dias para cancelar um serviço contratado fora de estabelecimento comercial. Assim, a mesma regra deve valer para a abertura de contas online.

É necessário se proteger, manter o sistema antivírus do computador atualizado, evitar fazer esse tipo de operação em redes wi fi abertas ou públicas, certificar-se de que o site do banco possui o “cadeado” e desconfiar sempre de e-mails supostamente do banco, principalmente com links.

Se mesmo tomando todos os cuidados necessários tiver problemas na operação ou for vítima de um golpe, o CDC assegura que a responsabilidade por reparar os prejuízos é do banco,independentemente de culpa.

Agora já esta em vigor abertura de contas bancárias pela internet com isto o cliente ganha agilidade e comodidade para realização deste tipo de serviço. No entanto, é necessária muita atenção dos consumidores e também dos bancos pois as fraudes ficam mais propensas a ocorrer.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgou nova regra que autoriza os bancos a realizar a abertura e o encerramento de conta-corrente ou poupança pela internet. De acordo com a divulgação, a medida é opcional e só pode ser aplicada se a instituição financeira tiver mecanismos para garantir a segurança dos dados pessoais e privacidade do cliente, objetivando evitar fraudes. A novidade agradou muitos consumidores, principalmente aqueles já habituados a fazer operações bancárias pelo computador ou aplicativo. Mas, para que essa iniciativa traga de fato comodidade, os cuidados precisarão ser redobrados. De acordo com o Idec, (Instituto Brasileiro de defesa do consumidor) “A medida exigirá mais rigor na segurança e na comunicação entre as instituições financeiras e seus clientes, já que o ambiente virtual é propício para golpes”, alerta Ione Amorim, economista e pesquisadora do Idec.

Ela ainda ressalta, que a eventual implementação do processo de abertura de conta pela internet não pode impedir o consumidor a ter acesso aos demais canais de atendimento do banco.  Entre eles agências, caixas eletrônicos e telefone.
Será exigido algum tipo de procedimento que confirme a autenticidade dos dados e da solicitação do consumidor – como envio de foto de documento, a checagem de algum código por mensagem ou por meio de aplicativo etc. para confirmar a contratação ou o encerramento da conta
Os bancos deveram optar por implementar ou não, este tipo de serviço e caso optem por fazê-lo deverão continuar seguindo as regras do CDC e do Banco Central em relação aos direitos do consumidor que já valem para o processo tradicional, na agência bancária.

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Jornalista, Fotógrafa Pós Graduada pela Westminster College de Londres. Com formação em Ciências Contábeis e Comunicação Social. Especializada em Mercado Financeiro. Artista Plástica e Investidora. Empreendedora em vários meios, além de Educação e Mídias Digitais.