Patrocinado

Como as Dívidas Acontecem?

As dívidas são fantasmas que atualmente assombram mais da metade da população. Como as Dívidas Acontecem? Dicas para acertar as contas. Em tempos de economia difícil o descontrole fica ainda maior. A sociedade já carrega consigo o problema da carência de educação financeira. As pessoas não aprendem a cuidar do dinheiro, não entendem as mágicas que a educação financeira são capazes de fazer.

Muitos endividados não conseguem sair dessa situação sozinhos,  seja por falta de educação financeira ou de conhecimento das possibilidades para resolver o problema. Então faz-se necessário uma análise mais profunda, pois as dívidas podem virar uma bola de neve e culminar em problemas de saúde muito sérios, além de outras consequências.

Vamos tratar aqui das dívidas que afetam o orçamento familiar e como podem ser sanadas. Existem vários tipos de endividamento, os causados por imprevistos, pelo consumismo, excesso de parcelamento de compras, satisfação de sonhos e desejos entre outros. É importante refletir sobre os tópicos abaixo e fazer uma auto análise para buscar a solução do problema.

Buscar satisfazer desejos

Muitas pessoas acreditam que a satisfação de seu desejos é algo fundamental para a vida. Não há nada de errado em comprar algo para si, seja um produto ou serviço. A questão é que muitas destas compras são totalmente dispensáveis e também rapidamente perdem a importância para o comprador. Quem se endivida para satisfazer seus caprichos não vive plenamente, pois sempre precisa pensar em como pagar a fatura depois.

Comprar por aparência

Muitas vezes a compra ocorre apenas por um impulso ou alto afirmação. A pessoa acredita que aquilo irá conferir a ela algum status, credibilidade ou penetração em um determinado grupo. O que pode se transformar em uma frustração ainda maior, quando ela perceber que sua atitude não alcançou o objetivo proposto. E que ainda a distanciou de outros, devidos a situação financeira a que se submeteu. Se quiser agradar alguém encontre maneiras sustentáveis para isso.

Oferta de crédito

Muitas são as facilidades de crédito na atualidade. No entanto, é fundamental lembrar que você precisará pagar o crédito utilizado e que não existe crédito que não cobre juros e taxas pelo valor liberado. Então o valor a pagar é sempre muito superior. É preciso entender que quanto mais fácil o crédito pior será para você! Crédito facilitado possui juros altíssimos, o que faz a dívida virar uma bola de neve se não houver o controle devido.

Cheque especial e pagamento de fatura mínima do cartão de crédito são os maiores vilões. Sua dívida cresce de forma que é impossível pagar. Os juros podem ultrapassar os 500% ao ano! Além desses, existem também as financeiras que cobram horrores, mas “vendem” para o público que são a salvação para seus problemas. Não caia mais nessa!

Emprestar o nome

Esta prática antiga ainda acontece nos dias atuais. A intenção sempre é a melhor possível, mas pode custar muito caro se não houver comprometimento da outra pessoa. Emprestar o próprio nome para financiamento de terceiros pode resultar em consequências negativas se o outro não honrar seu compromisso. Por esta razão não faça isso, afinal hoje em dia existem muitas formas da pessoa conseguir o próprio crédito. Se ela não conseguir é porque não soube cuidar do próprio nome. será que saberá cuidar do seu?

Na próxima matéria você terá dicas de como acabar com suas dívidas de uma vez por todas e viver uma vida mais organizada e feliz! Curta nosso portal! Informação que vale ouro!