Como Educar seu Filho sobre Finanças e dinheiro

Como Educar seu Filho sobre Finanças e dinheiro
Patrocinado

Como educar seu filho sobre finanças e dinheiro? Infelizmente a Educação Financeira é extremamente deficiente em nosso país. Por esta razão muitos pais não sabem como proceder com seus filhos. Afinal trata-se de um assunto que muitos pais também não sabem. Estão aprendendo ou tentando entender a respeito no dia a dia da vida.

E ai vem a questão: Como capacitar uma criança a fazer o melhor uso do dinheiro? Existem vários caminhos a seguir. Uma forma de iniciar este trabalho é através das famosas mesadas. O primeiro passo é estipular a mesada ou semanada. E com este valor determinar quais os gastos serão de responsabilidade. Assim a criança terá que aprender a ter domínio sobre aquela verba durante o período determinado.

Primeiros erros

É possível que a criança quebre a cara algumas vezes, o que é perfeitamente normal, pois ela está em aprendizagem. É necessário aproveitar esse momento para fazê-la pensar porque chegou a tal situação. O importante desse exercício do uso do dinheiro é justamente evitar  que a criança chegue a fase adulta cometendo os mesmos erros da infância, porque não aprendeu a lidar com limites e conseqüências de suas escolhas.

Dê a seu filho um cofrinho de presente e explique que ele deve guardar um pouquinho da mesada para comprar o brinquedo que quiser. Assim ele começa a entender a mecânica do uso do dinheiro.

Ensine sobre o valor do dinheiro

Conquistas são importantes muitos pais dão presentes e atendem os pedidos dos filhos sem falar sobre sonhos, objetivos e a forma que ele pode ajudar a família nessa conquista. Por exemplo, não desperdiçar água; apagar as luzes quando estiverem acessas sem necessidade; ajudar a fazer a lista do mercado; juntar moedas do troco no cofrinho.

Veja também: Sete atitudes para filhos mais resilientes e flexíveis segundo psicóloga de Harvard

Contudo aprender a cuidar também é fundamental. Mostre para a criança que ter cuidado com seus pertences prolonga sua vida útil.

Doar é importante e incentiva a criança a doar aquilo que não precisa mais, não o que está quebrado;

No entanto, saber comprar é de grande valor. Antes de adquirir qualquer produto é preciso pesquisar e fazer um planejamento para não afetar o orçamento.