Patrocinado

Código QR é o Meio de Pagamento mais Utilizado na China

Enquanto no Brasil após uma expansão do uso do dinheiro plástico, famoso cartão, o cheque e o pagamento em papel moeda estão novamente tomando força. Tudo por conta da crise econômica.

A tecnologia caminha a passos largos e a China é o lugar onde a velocidade da tecnologia parece ser ainda maior. Ao comer ou fazer compras os chineses pagaram escaneando um código QR na mesa do restaurante ou mostrando um código semelhante em seus smartphones para o funcionário da loja.

Na China a maioria dos negócio sinalizam que aceitam o pagamento digital. Em vez de “Você pega cartões de crédito” a pergunta era muitas vezes “Você toma Alipay? WeChat Pay?” Até  os mendigos de rua já aceitam doação móvel não apenas papel moeda dinheiro.

A falta de burocracia e um sistema financeiro menos desenvolvido aparentemente permitiram que a China continental avançasse para o mundo desenvolvido para adotar os pagamentos móveis.

O volume de pagamento móvel no país mais do que duplicou para 5 trilhões de dólares em 2016. Dados  da Analysys citados pela Hillhouse Capital em um relatório de maio. No primeiro trimestre deste ano, a Alipay tinha 54% desse mercado de pagamentos móveis, e a WeChat contava 40%, segundo o estudo.

O pagamento móvel em outros países

O hábito de pagamento móvel chinês também está afetando outros países. Mais de 6 milhões de chineses viajaram para o exterior durante o feriado nacional da “Semana de Ouro” no início de outubro. Isso pressiona os destinos turísticos populares como Japão e Hong Kong para adicionar serviços de pagamento móvel.

Um pouco além da fronteira em Hong Kong, ouvi alguns  Em abril, Nikkei informou que o número de lojas que aceitam a Alipay no Japão duplicará para 45 mil neste ano, de acordo com o chefe regional da Ant Financial Services tem 520 milhões de usuários, de acordo com seu site internacional.

O aplicativo está vinculado ao fundo do mercado monetário online Yu’e bao, incentivando os usuários a investir e gastar com a Alipay. As taxas de juros atraentes de quase 4 por cento ou mais o transformaram no maior fundo do mercado monetário no mundo.

Com 1,43 trilhão de yuans (217 bilhões de dólares) no final de junho, de acordo com relatos da mídia estatal citando o gerente de Yu’e bao, Tianhong Gestão de ativos.