Caixa Reabre Financiamento Pró-Cotista Para Habitação Popular

Caixa Reabre Financiamento Pró-Cotista Para Habitação Popular
Fiananciamento Pró- Cotista volta a ser disponibilizado pela Caixa
Patrocinado

Linha de Crédito Para Habitação Popular é Reaberta na Caixa

No fim de abril, a Caixa suspendeu o programa Pró-Cotista, que oferecia crédito habitacional. A explicação foi que não havia saldo disponível no orçamento do FGTS para essa linha, que oferece juros reduzidos para trabalhadores titulares de contas vinculadas ao FGTS.

Alguns rumores ocorreram e foram negados pela Caixa. Sobre a suspensão do programa ter relação com a decisão do governo de permitir o saque de contas inativas do FGTS. O volume de recursos disponíveis no pró-cotista é determinado pelo Conselho Curador do FGTS

A Caixa reabriu a tomada de propostas de financiamentos da linha pró-cotista. Para acessar o financiamento, o trabalhador deve ter, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em diferentes empresas.

Os recursos remanejados saíram do orçamento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O Ministério das Cidades informou que estão preservados os recursos dos programas Carta de Crédito Individual, Carta de Crédito Associativo e Apoio à Produção de Habitações. Estes vinculados à área orçamentária de Habitação Popular, cujos financiamentos integram o MCMV.

De acordo com a assessoria do Ministério, o orçamento da linha sobe para R$ 7,54 bilhões. Ainda de acordo com o Ministério, estavam previstos R$ 5 bilhões para o pró-cotista neste ano. Mas como o orçamento já estava comprometido em 50%, a avaliação foi que não haveria recursos suficientes para atender à demanda até o fim do ano.