Patrocinado

Cadastro Nacional de Celulares Roubados como Funciona

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI) é um sistema onde um celular furtado ou roubado pode ser bloqueado diretamente pelas vítimas nas delegacias de polícia.  No ato da ocorrência, sem a necessidade de que esses usuários entrarem em contato com as operadoras de telefonia.

Segundo o presidente da Anatel, o sistema é uma importante “iniciativa ao combate de roubos de terminais móveis”. Até o final de janeiro deste ano, o sistema permitiu o bloqueio de 7,8 milhões de aparelhos roubados ou furtados no país. Ele é operado pela ABR-Telecom e já está disponível em todo o país. Antes do sistema começar a funcionar nos estados é feito um treinamento gratuito sobre o uso do mecanismo com as Secretaria de Segurança. E para que os órgãos de segurança possam acessar o CEMI é necessária também a assinatura de um termos de adesão.

Como funciona

De acordo com a assessoria de imprensa da Anatel para realizar um bloqueio de celulares, os policiais precisavam entrar em contato com cada uma das operadoras. Com o CEMI, uma etapa é suprimida, e a atuação ficou muito mais ágil. Depois de receberem a denúncia dos usuários, as polícias registram quais foram os terminais roubados. O processo ocorre diretamente na base de dados das operadoras.

As vítimas não precisam mais ir até as empresas para que seus aparelhos sejam bloqueados. O que confere mais rapidez ao processo, ajudando a impedir que criminosos acessem e utilizem os dados das vítimas de forma indevida. A medida também vale para comerciantes, distribuidoras ou fabricantes de celular. Aqueles que tiveram sua carga de aparelhos roubados, também podem usar o mesmo sistema.

Já adotaram o sistema o Departamento de Polícia Federal e as secretaria de segurança de doze estados. São eles, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e Minas Gerais, na região Sudeste. Roraima e Amazonas no Norte. Bahia, Sergipe, Pernambuco e Ceará, no Nordeste. Além do Mato Grosso e Goiás na região Centro-Oeste.

O sistema visa impedir o funcionamento dos celulares roubados em todas as prestadoras que atuam no Brasil e em outros países. A integração entre o CEMI e o sistema da GSM Association permitiu comunicação entre a base de celulares bloqueados no Brasil e a lista dos aparelhos bloqueados em outros países.