Patrocinado

BC Coloca a Selic no Menor Patamar dos Últimos 4 anos

Com já era de se esperar, de acordo com vários economistas. O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, em 1%. A Selic passou de 10,25%, para 9,25% ao ano.  A taxa é a menor desde agosto de 2013, e o atual ciclo de corte começou em outubro do ano passado com juro em 14,25%.

O Copom diz que a continuação da queda da Selic dependerá de fatores conjunturais. Além das estimativas da taxa de juros estrutural da economia brasileira. Que é aquela que permite o máximo crescimento com inflação na meta.

No comunicado apresentado após a decisão, o comitê presidido por Ilan Goldfajn afirma que para a próxima reunião. Já agendada para 6 de setembro, a manutenção desse ritmo de corte dependerá da permanência das condições do cenário básico. E ainda das estimativas da extensão do ciclo.

“O Comitê entende que a evolução do processo de reformas e ajustes necessários na economia é importante para a queda das estimativas da taxa de juros estrutural. Essas estimativas continuarão a ser reavaliadas pelo Comitê ao longo do tempo”, diz o comunicado.

As projeções do BC, considerando Selic a 8% no fim deste e do próximo ano. Apontam para Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em torno de 3,6% em 2017 e 4,3% em 2018. O BC também trouxe prognósticos para 2019, com inflação em torno de 4,25%, e 4,0% para 2020.

Ainda através do comunicado o BC informou que o cenário base mostra atividade em estabilização com recuperação gradual. Além de desinflação difundida inclusive em itens mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, como serviços. O BC também aponta que, a maior incerteza sobre o ritmo de implementação de reformas e ajustes, notadamente os de natureza fiscal