Anatel Determina Retirada de Produtos Irregulares do Mercado Livre

Anatel Determina Retirada de Produtos Irregulares do Mercado Livre
Imagens de aparelhos vendidos pelo Mercado Livre
Patrocinado

Mercado Livre Deve Retirar Produtos Irregulares da Plataforma

O Mercado Livre foi notificado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a retirar imediatamente os produtos irregulares identificados na plataforma online.  A área técnica da Anatel informa que não registrou nenhuma solicitação para a certificação ou a homologação de microcelulares. A homologação do produto garante ao usuário a qualidade e a segurança do aparelho e é necessária para a comercialização de celulares no país. Produtos identificados no ofício apresentaram selos de homologação falsos ou irregulares.

O Mercado Livre é o primeiro a apresentar a comercialização dos chamados microcelulares. Caso a empresa não atenda a determinação, pode ser multada pelo órgão regulador.

A Anatel frequentemente verifica portais de comercio online na busca de aparelhos não homologados, e encaminha ofícios para a retirada da divulgação. A ação que envolveu os microcelulares ficou sob a responsabilidade da gerência de São Paulo, pois a sede do Mercado Livre se encontra no estado.

O Superintendente de Fiscalização da Anatel, Juliano Stanzani, afirmou que “se aparecerem outras denúncias ou informações de problemas, a Anatel atuará em qualquer estado brasileiro onde estiver a origem do problema”. A ação da Anatel foi motivada por reportagens publicadas no jornalismo impresso e online.