Alugar Imóvel por Conta Própria ou Imobiliária?

Alugar construtoras Imóvel por Conta Própria ou Imobiliária
Alugar Imóvel por Conta Própria ou Imobiliária
Patrocinado

Alugar Imóvel por Conta Própria ou Imobiliária?

Muitos proprietários tem se questionado sobre os benefícios de se utilizar uma imobiliária para locação de imóveis. E como toda opção a mesma tem pontos positivos e negativos. Tudo depende do perfil de proprietário e objetivos.

As maiores desvantagens de se alugar um imóvel pela imobiliária são os custos e a falta de garantia quanto ao recebimento.

As imobiliárias cobram a taxa de intermediação que equivale a um mês de aluguel, além do percentual mensal sobre o aluguel, que varia de uma imobiliária para outra. Algo em torno de 10%.

O aluguel feito pela imobiliária tem alguns procedimentos de rotina, visando resguardar os direitos do proprietário e garantir a tranquilidade do futuro morador. O primeiro passo da imobiliária é fazer uma avaliação de mercado para definir o valor do aluguel.

A empresa verifica o cadastro do inquilino e do fiador, e elabora um contrato. Todas as cobranças serão feitas pela imobiliária: aluguel, seguro, condomínio, IPTU, água e energia. Em caso de rescisão de contrato, são feitas vistorias e uma checagem dos pagamentos, para que o imóvel seja novamente liberado para locação.

Outra vantagem é que a imobiliária costuma alugar o imóvel com maior facilidade. Além de disponibilizar visita ao imóvel para os interessados em alugar.

Algumas raras imobiliárias oferecem apoio jurídico. O que não significa que o inquilino irá pagar o aluguel.

A outra opção é o proprietário locar seu próprio imóvel. É preciso ter a garantia de um contrato por escrito. Negociações verbais não são aconselhadas. No contrato, o locador pode exigir garantias como: fiador, seguro fiança ou ainda caução, que é o valor equivalente a três aluguéis adiantados. Esse dinheiro deverá ser devolvido ao final do contrato. O IPTU pode ser negociado, mas o contrato deve especificar quem vai pagar o imposto. É aconselhável ainda fazer um termo de vistoria sobre as condições do imóvel no início e no final do contrato.

A vantagem de locar o imóvel por conta própria é que não precisará arcar com os custos da imobiliária. Poderá utilizar este valor para negociar o seguro fiança. O seguro fiança é a única forma de o proprietário ter garantido o recebimento do aluguel casso o inquilino não pague em dia.